terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PAP - Pintura em MDF + Scrapbooking

Vou colocar aqui um passo-a-passo criado e desenvolvido por mim sobre pintura em mdf e decoração com materiais de scrapbooking. Fiz de acordo com minhas consultas em revistas, internet, orkut e pode ser que existam outras formas de pintura. Então vamos lá:

Material:
Tinta acrílica (utilizei Decorfix – cor azul)
Pincel Condor nº 14 – Pelo Brasil
Lixa nº 220
Peça de mdf (utilizei uma caixa pequena com base e tampa)




1) Comece lixando toda a peça, por fora e, se conseguir, por dentro. Dessa maneira, será possível retirar algumas imperfeições, o aspecto áspero e algumas “rebarbas”.
Dependendo o tamanho da peça, corte a lixa em tamanhos menores para facilitar. Em seguida, tire o pó com um pano macio.




2) Inicie a pintura, normalmente começo pela parte externa, mas pode ser pela parte interna também. Pinte sempre no mesmo sentido, por exemplo, em camadas da esquerda para a direita.


3) Coloque as peças para secar, normalmente deixo por volta de 1 hora. Já li em algumas revistas que é possível acelerar com o secador, mas ainda não tentei, sempre deixo secar naturalmente.


4) Agora inicie a pintura da parte interna seguindo as mesmas instruções da parte externa. Coloque também para secar.



5) Após as partes estarem bem sequinhas, pode acontecer, dependendo do mdf, que a peça fique com uma aparência áspera, podendo levantar uns fiapinhos. Então, lixe novamente toda a peça, por fora e por dentro. Você vai perceber que vai “gastar” um pouco a pintura que já foi feita, mas não tem problema, quando for feita a segunda demão, essas imperfeições desaparecerão. Além disso, a peça ficará bem lisinha o que facilita a segunda demão.
Dica: em alguns casos, dependendo da tinta, é necessário realizar uma terceira demão para que a peça fique bem lisa e sem imperfeições.


6) Comece a segunda demão, seguindo os sentidos que foram feitos na primeira demão. Não esqueça de fazer uma parte de cada vez, sempre deixando secar. Normalmente, faço a parte interna e depois a parte externa.
Essa é a última etapa da pintura, quando as peças estiverem secas, estarão prontas para decorar!



7) A minha caixa eu decorei dessa forma: utilizei papel de scrapbooking da Chatter Box, fita, furador de margarida, furador de círculo, além do material básico (cola, guilhotina e fita banana)



Você pode variar as cores da pintura, utilizar uma cor por dentro e outra por fora e depois decorar da maneira que quiser!



Elaboração, desenvolvimento e fotos: Raquel Carvalho - Mania de Artesanato.

As tintas e pincéis costumo comprar no Palácio das Bonecas na região da 25 de março em São Paulo.
Sugestões ou dúvidas são sempre bem vindas: razinha04@yahoo.com.br.
Espero ter ajudado! Bons Trabalhos!! ;)

Editando 04/09/09:
Resultados de novas experiências
-
Atualmente tenho utilizado o secador para acelerar a secagem da pintura, principalmente quando preciso terminar rápido uma peça, e funciona muito bem!
- Para utilizar a cor branca não tem jeito, é preciso várias camadas de pintura para ficar bom, três, quatro ou até cinco demãos.
Editando 20/04/10:- As pessoas que não tiverem blog deixem o email para que eu dê um retorno sobre o comentário ou podem enviar uma mensagem para razinha04@yahoo.com.br, terei o maior prazer em responder!
- O objetivo desse pap é mostrar a pintura básica em mdf, depois é possível utilizar qualquer outra técnica sobre a peça: decoupage, scrapbooking, mosaico, pintura country, etc...
- O verniz pode ser utilizado normalmente, fosco ou brilhante. Já utilizei após a pintura e também sobre o papel de scrap e deu certo!

Para ver e se inspirar nos trabalhos finalizados em mdf clique aqui

ATENÇÃO: É expressamente proibida a cópia e/ou reprodução dos textos e fotos sem autorização da proprietária do blog.

81 comentários:

Patrícia C. disse...

Raquel,

Esse passo-a-passo ficou muito bacana - um dia desses vou tentar fazer uma caixinha também. Depois te conto como ficou.

Abração

Kelli Cardoso disse...

Eu amo scrapbooking e mdf... Adorei o Pap. Bjos

Clemilde disse...

Oi Raquel,
Linda caixinha!
Depoisvou ler o PAO.

O Patchwork a mão é o que no Brasil estão chamando de patchcolagem(Já vi crítica ao nome). É a aplicação de tecido em tecido, usando intertela colante e fazendo ponto caseado.

Beijos.

Kelli Cardoso disse...

Oi Raquel... Eu pinto normalmente como qualquer outra cor, ou dou mais demãos que o normal, já tentou? Ah, gosto de usar tinta de pared também, o acabamento é muito bom. Bjos

Ana Cris Lançoni disse...

Oi Raquel...
Vi seu link no orkut e decidi fazer uma visitinha!
Seus trabalhos estão lindossssssss... e super caprichados!
Parabéns!!
Ana Cris!
restalhoscomarte@gmail.com

Unknown disse...

Raquel fui tentar fazer a caixa mas não deu certo a tinta acrílica embolou muito, a caixa ficou enrrugada. será que foi porque a caixa estava pintada com base para artesanato?
Achei a tinta abrilica dificil de trabalhar

Janete

Unknown disse...

gostaria de saber se eta cola que vc citou é cola branca cascorez?
obrigada por compartilhar seu trab. e parabens

RaquelC disse...

Respondendo à dúvida da Janete: pode ser que a tinta estava grossa no próprio tubo, as vezes tem que agitar bastante antes de utilizar para misturar bem. Além disso, o pincel é um fator que pode influenciar bastante no resultado, prefira aqueles de cerdas macias, os de cabo amarelo normalmente são bem duros e deixam marcas na pintura, procure também não encharcar muito o pincel de tinta, acaba ficando difícil de espalhar e pode embolar. Se vc utlizou a base acrílica não tem problema porque já usei e o resultado também foi bom. O tipo da tinta também pode influenciar, eu prefiro as foscas e depois para dar acabamento utilizo o verniz brilhante. Espero ter ajudado, qualquer problema me mande um email ou deixe o seu para que eu possa responder, ok?? Bjs, obrigada pela visita e volte sempre!!

RaquelC disse...

Dúvida da Ly:
utilizo a cola para scrapbook que é ótima, não deixa bolhas nem marcas quando colo o papel e seca bem rápido.
Uso a Cascorez somente nos trabalhos de encadernação.
Obrigada pela visita!!
Passe sempre por aqui pra ver novidades ;)
Bjs

Oficina da Arte - Juiz de Fora disse...

Olá!!! Está lindo o seu trabalho!
Depois dê uma olhada em nosso blog, vamos trocar idéias.

Unknown disse...

Olá Raquel! Gostaria de tirar uma dúvida! No caso eu quero pintar de Lilás, tenho que pintar primeiro de branco (qtas demãos?) e depois de lilás?
Desde já agradeço!

bjs

RaquelC disse...

Olá Hilca, vamos à dúvida:
normalmente faço duas demãos (ou três dependendo da tinta) da cor da tinta que escolhi, no seu caso será o lilás, então faço a primeira demão de lilás e a segunda também.
Quando você for pintar a peça de branco é que são necessárias várias demãos para que a pintura fique bem lisa e uniforme. Qualquer dúvida, deixe seu email que entrarei em contato. Obrigada pela visita e volte sempre para ver as novidades!! Bjs

Unknown disse...

Muito obrigada!! O meu email é kikafonseca@yahoo.com.br
Vou passar por aqui sempre!

Bjs

ઈઉ Keila ઈઉ disse...

Adorei seu blog, seus trabalhos são maravilhosos!!!
www.fada-artesa.blogspot.com

Kelly Karolina disse...

Raquel, achei lindíssimo seu trabalho!

Não trabalho com artesanato, mas gostaria de pintar uma caixa de chá aqui pra casa, então estava procurando técnicas e adorei a sua, vou tentar fazer e depois digo se deu certo pra mim.

Unknown disse...

Boa tarde Raquel,
estava a procura de tecnicas e ideias para fazer caixinhas e encontrei seu blog. Parabens pelo trabalho! Gostaria de saber como fazer para aplicar o papel para que nao fique bolhas.
marinafeijo@globo.com

Magda Simões disse...

Olá Raquel,
Em primeiro lugar parabéns pelo seu trabalhos são lindos. Estou começando a fazer trabalhos em mdf e por sorte achei o seu blog, meu 1º trabalho foi com guardanapo decorado, gostaria de tirar uma dúvida com você, scrapbooking seria papel de presente? onde acho esse tipo de material? Você tem e_mail? fica mais fácil de nos comunicarmos. Obrigada desde já.

Unknown disse...

oi Raquel, achei linda suas caixinhas trabalhadas com scrap. Posso fazer todos os lados da caixa no scrap? tenho que dar uma demão de tinta antes? você usa algum verniz sobre o papel para finalizar? bjs

rosane disse...

ESTOU FAZENDO UM TRABALHO COM ADOLESCENTES CARENTES NA MINHA IGREJA E SEMPRE QUE PRECISO DAR UM PRESENTE FICO PREOCUPADA COM O QUE DAR A ELES, FIQUEI MUITO FELIZ COM AS IDEIAS AQUI APRESENTADAS E JÁ VOU USÁ-LAS PARA O PRESENTE DO DIA DAS MÃES OBRIGADA....

rosane disse...

amei suas ideias, estou trabalhando com adolescentes carentes da nossa igreja e quero tentar pintar algumas caixinhas para o dia das mães. nunca pintei nada mas depois eu conto como foi minha experiência.....
beijos

RaquelC disse...

Respondendo à dúvida da Fabiana:
Você pode utilizar o papel de scrap em todos os lados, fica a seu gosto. Eu não costumo cobrir toda a caixa exatamente pra aparecer um pouco da pintura! Dependendo do papel, se for muito fino ou se você vai deixar uma beiradinha da caixa aparecendo é bom passar pelo menos uma demão de tinta, senão o acabamento não ficará bom. Quanto ao verniz, eu já utilizei em cima da pintura e também em cima do papel e deu certo!
Espero ter ajudado.

Unknown disse...

Olá Raquel,
Primeiro, meus PARABÉNS pelo lindo trabalho! Estava procurando um site/blog exatamente como esse: criações bacanas com explicações (detalhadas e cheia de dicas) de como fazer e ainda ilustrada! D+!
Bom, sou da Bahia e estou desempregada (na verdade estou procurando algum outro meio de ganhar R$, estou desestimulada...)
Então, resolvi TENTAR criar caixas para ter uma forma de ganhar um dinheirinho, de passar o tempo e além de ser uma TERAPIA para mim!
ONTEM, comprei algumas caixas e o material básico (tintas, base, verniz, pincel...) e no mesmo dia fiz um porta-controle que estava precisando comprar mas, não achava por menos de R$40,00! Mas, esse foi fácil, afinal pintei todo de preto, passei um verniz e pronto!
Estou insegura e meio perdida, sabe? Adoro artesanato (fazia bijuterias, cortava as minhas roupas...) mas estou com dificuldade na parte de criar...(apesar de ser publicitária, nunca fui criação). Além da milhões de dúvidas que eu tenho...Enfim, vc poderia me ajudar????

Ah! O meu e-mail é:
art.byfernandes@gmail.com

Obrigada desde já.
Paula

Unknown disse...

Raquel, muito legal suas dicas, mas quando pinto, principalmente a parte interna, a pintura fica muito marcada. Utilizo pincel macio e tinta boa. Tem alguma dica que eu perdi??

Greissy Dibas disse...

Oi Raquel... Artesanato é isso mesmo, troca de idéias... Parabéns pelos trabalhos lindos... dá uma espiadinha no meu blog é www. greissydibas.blogspot.com e o da minha loja é www.emporiosaopedro.blogspot.com
bjuuuus

Pinceladas Com Arte disse...

Ola Raquel meu nome e teresinha sou professora de artesanatos gostaria que visitase meu blog,voce esta de parabens amei seu trabalhos,olhe para evitar estar passando varias mão de base branca no mdf,use selador de apenas uma demão e pronto e so pintar.experimente sei que vai gostar.beijos.

Gisela disse...

Oi Raquel! Adorei seu pap.
Posso dar uma sugestão? Já trabalho com mdf há algum tempo e em todas minhas peças, eu as "queimo" antes. O que seria esse "queimar"? Seria depois de lixar a peça crua, passar uma demão de tinta acrílica branca. Depois lixa normalmente e aí que vc entra com a tinta do seu gosto. Por que disso? Para a peça "chupar" menos tinta e precisar menos demãos. Experimente, vc vai ver que vale a pena.
Adorei tudo aqui!
Bjos

ANDREIA MORAES disse...

Olá, gostei muio do passo a passo,quero pintar uma caixinha e colocar aqueles papéis, tem algma diferença desse passo passo? aguardo tua visita no meu blog bjs. http://andreiatrabalhosmanuais.blogspot.com/

.:Nina:. disse...

Raquel...

ADOREI.
Era o que estava procurando.
Tava encantada com umas caixinhas que vi por ai em alguns Blogs, e queria fazer uma tbm..rsssssss... Mas nao sabia como.
Obrigada por compatilhar isto conosco.
Quando fizer a minha... mando foto pra vc!!!!

Bjusss

Jesus te abençoe.

scrapbypolly disse...

oi Raquel,
estava procurando alguem que unisse madeira com scrap e achei voce. Parabens pelo seu trabalho é muito fofo e util. A gente que é scrapper tem mesmo que variar, e cair para o decor é uma ótima maneira de fazer isso. Se puder, da uma olhada no meu blog uma caixa de fotos que fiz, acho que voce vai gostar. um beijo pollyanna
blog: www.scrapbypolly.blogspot.com

NILZA CABRINI disse...

RAQUEL GOSTEI MUITO DA PINTURA DESUA CX.GOSTARIA DE APREENDER FAZER CX.COM ISOPOR E TECIDO.VOCÊ SABE?.OBRIGADO NILZA CAMPINAS SP.

Eliane Satie disse...

Olá, Raquel!

Nossa que caixinhas fofas! mesmo com tantas técnicas, as vezes estamos sem material, daí surge essas idéias como a sua... amei!!
Parabéns mesmo, também faço artesanatos com MDF, saches e sabonetes perfumados e muitas flores de fuxico...
Podemos trocar idéias...
Abraços,
Lilika Lembrancinhas
Sorocaba - SP

Unknown disse...

Gostaria de agradecer, pois o seu passo-a-passo me foi muito útil...
Que continuem fazendo esse excelente trabalho!
Minhas Saudações!

Angela Artes. Artesanato para diversas ocasiões. By Angela Martins disse...

Olá Raquel, obrigadíssimo por compartilhar suas experiências. Faço artesanato com feltro atualmente, mais vou me aventurar no mdf, acho lindo.Assim que conseguir minha 1º peça passo aqui e deixo um recadinho OK! Assim que postar no meu blog, faço questão de citar (colocar um link) do seu maravilhoso blog. Parabéns pelo espaço.Passa lá no meu blog, vai ser uma honra, bjs!

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Olá Raquel!

Adorei o seu blog e já estou te seguindo! Assim como você também gosto muuuiito de artesanato! Sempre que tenho um tempinho livre ou um presentinho para dar, quero logo fazer algo... em MDF ou alguma guloseima, pois também adoro cozinhar. Também tenho um blog, só que mais voltado para culinária... Se quiser, faça uma visitinha também!

Espero poder trocar idéias e aprender muito com você! Abraços!

Anônimo disse...

Raquel, pode me passar seu email?

Você envia apostilas?

Abraço, seu trabalho é otimo.

suzana:
szmarcolino@hotmail.com

marcos antonio disse...

gostei da sua maneira simples e rapida de pintura tbem gosto de pintar so prefiro pintar quadros e gostaria de saber se vc tem alguma tecnica especifica para pinturas maiores terminei um quadro ontem e não gostei muito do resultado pq a tela em mdf é muito grande e deu variaçoes de cores.vc é uma otima artista.beju fka na paz beju marcos antonio msn:(marchevet01@hotmail.com)

Anônimo disse...

RAQUEL.... O QUE É SCRAPBOOKING? É SÓ COLAR NA CAIXA COM COLA NORMAL? POR FAVOR SE PUDER GOSTARIA DE SUA ORIENTAÇÃO POIS ESTOU COMEÇANDO COM ARTESANATO AGORA.
BJS
Marcia

Anônimo disse...

Olá Raquel, tudo bem?
Muito lindo seu trabalho. Gostaria que se possivel de me ajudar a como chegar no tom da cor Champagne para pintar uma caixa em MDF.
Grata
Ana Paula

Vera Gabriel disse...

Olá Raquel.
Sou super iniciante, estou com um guarda-roupa para boneca, é uma linda peça, já dei duas demãos de tinta base, mas não sei como terminá-lo. Quero que fique uma peça fina. Desde já agradeço a ajuda.

Sol disse...

Raquel,
Gostaria de você desse uma olhada no meu blog, e as caixas que fiz baseado no seu pap.
Deixe um comentário se puder para eu saber se você viu ou não.
Grata,
O endereço do meu blog é

http://tatulaartes.blogspot.com/

Solange

Anônimo disse...

Ola Raquel !

Adoro seu trabalho. E se possivel gostaria de tirar uma duvida com vc.
Como vc faz pra pintas a caixa por dentro e não acumular tinta nas junções. Tenho apanhado muito com isso. Meu email é mare-1108@hotmail.com.
Um abraço, Marlúcia

Aida disse...

Oi, Raquel.
Gostaria de te agradecer pela disponibilidade em nos repassar teus conhecimentos. Quantas de nós precisávamos apenas de um empurrãozinho como este.
Teu passo-a-passo ficou muito legal, claro e fácil.
Que Deus te abençoe.
Abraço.

PATRICIA HEITICH WAGNER CANDIDO disse...

Oi Raquel, adorei as tuas dicas, estou iniciando no mundo do artesanato e a cada dia fico mais encantada. Me adiciona como amiga para ver meus trabalhos.(patyhwcan@hotmail.com). Abraços, paty

lirlen disse...

ola, gostaria de saber se eu preciso sempre pintar primeiro de branco pra depois pintar com outra cor?e como faço pra pintar dentro da caixa e ficar bem uniforme pois aas minhas estão muito feias por dentro tbm é a primeira vez q faço. obg se puder mim responder por e-mail lirlen@hotmail.com

amanda disse...

Olá,
Gostaria de uma sugestão de presente. No amigo oculto da família tirei uma pessoa que aprendeu recentemente a decorar caixas, ela está super empolgada e pensei em presenteá-la com algo que ela usaria nas produções destas. Mas o quê? Um livro com técnicas, materiais, ferramentas...? Como eu não entendo nada disso, tô pedindo ajuda p quem entende.

Obrigada,
Amanda.

lirlen disse...

ola muito obrigado por ter respondido, la vai mais perguntas kkk olha como eu faço pra pazer patina na verdade eu vir em uma revista e nem sei fazer mas gostaria ,tbm como eu faço pra imprimir uma foto pra colocar em mdf tem q ser papel especial ou pod ser normal msm?
se vc puder mim dar uma ajuda eu to começando nessa arte agora tbm estou fazendo bonecas 3d vc faz tem alguma dica pra passar ai pra gent?
se vc puder poderia colocar um video passo a passo sobre decopageate mais mim adiciona ai no seu msn lirlen@hotmal.com obg mais uma vez ate bjjj

Adriana Oliveira disse...

Preciso entrar em contato URGENTE com você!
parabéns gostei muito dos seus trabalhos

Adriana Oliveira disse...

Raquel Carvalho preciso muito entrar em contato com vc URGENTE !
PARABÉNS PELOS SEUS TRABALHOS
Fico no aguardo, abraço

RaquelC disse...

Olá Adriana,
obrigada pela visita, informe seu email para que possa entrar em contato com você.
Abraço
Raquel

anjinha artes disse...

Acho muito lindo, vou começar a fazer esse tipo de artesenato espero ter sucesso como vc.

Unknown disse...

Olá Raquel,
Adorei seu trabalho, Parabéns vc é muito talentosa!
Gostaria de convidá-la para conhecer e fazer parte do meu Site de Artesanato
"Arte e Sucesso" www.artesucesso.com.br
Aguardo sua visita!
Bjs
Mary

Alessandra disse...

Achei ótima a ideia de usar o papel na caixinha. Vou tentar. Acredito que vai dar certo.
Abraços.
http://futuresminds.blogspot.com

Marylene disse...

Olá Raquel,
adorei suas caixas, são muito fofas. Sou apaixonada por artesanato. Gostaria de pintar minhas caixas, mas preciso saber se para pintar de rosa, basta passar a tinta rosa ou precisa primeiro passar a branca?

aguardo sua resposta.
marylin_santos@hotmail.com

artesanato mdf disse...

lindo seu trabalho. sou fabricante de peças em mdf
forte abraço "renato artesanato

Patrícia Ventura disse...

NEM SEI SE VA AINDA ATUALIZA O BLOG, MAS GOSTEI DE SEU PAP,BJOS!

Renato disse...

Nossa, como ficou bacana, voce tem muito talento e deveria das aulas presenciais também.
bjs.

Angel disse...

Gostaria de receber a cartilha do entrelaçado. Seu trabalho é limpo e maravilhoso!!! Um forte abraço.

Angel disse...

Solicitei o cartilha do entrelaçado, e esqueci de informar o e-mail, aí vai: avbarbalho@hotmail.com. Obrigada

Marilia disse...

Raquel achei linda esta caixinha. Parabéns! Ja estou te seguindo. Faça-me uma visita se puder. Me chamo Marilia,. Mamuarts cabaças.

Gleisi disse...

Adorei seu passo a passo, ficou otimoo!!
Vai me ajudar mt!
Obrigada mesmo!!
Beijoes

n disse...

Olá Querida. Um capricho seu trabalho e a idéia de compartilhar sua experiência tbm. Estou aprendendo e já fiz algumas caixas,e hj procurando novas técnicas encontrei seu blog.
Beijoss

Nery

Anônimo disse...

Nossa ameiii essas dicas!!! Antes eu ja pintava agora vou pintar melhor...Abraços

Anônimo disse...

As vezes fico meio em duvida do preço a cobrar por elas, você pode me ajudar?! Agradeço desde já!abraçoo

Unknown disse...

Bom dia Raquel,

Faço flores em EVA e estou preferindo comprar os cachepôs em mdf para montar meus arranjos, uma vez que é bem mais barato e posso personalizar, não é? Como estou apenas começando preciso de umas dicas de qual o material correto para realizar uma pintura simples tipo qual tinta e se todas as vezes é necessário também o verniz? Por enquanto não vou me atrever a tentar suas maravilhas, rsrs vc é ótima, parabens!!!! fico grata. Bjs
Dalva - Ji-paraná/RO

Email: dalvafp@hotmail.com

dalvafpeixoto@gmail.com disse...

Bom dia Raquel,

Faço flores em EVA e estou preferindo comprar os cachepôs em mdf para montar meus arranjos, uma vez que é bem mais barato e posso personalizar, não é? Como estou apenas começando preciso de umas dicas de qual o material correto para realizar uma pintura simples tipo qual tinta e se todas as vezes é necessário também o verniz? Por enquanto não vou me atrever a tentar suas maravilhas, rsrs vc é ótima, parabens!!!! fico grata. Bjs
Dalva - Ji-paraná/RO

Email: dalvafp@hotmail.com

dalvafpeixoto@gmail.com disse...

Bom dia Raquel,

Faço flores em EVA e estou preferindo comprar os cachepôs em mdf para montar meus arranjos, uma vez que é bem mais barato e posso personalizar, não é? Como estou apenas começando preciso de umas dicas de qual o material correto para realizar uma pintura simples tipo qual tinta e se todas as vezes é necessário também o verniz? Por enquanto não vou me atrever a tentar suas maravilhas, rsrs vc é ótima, parabens!!!! fico grata. Bjs
Dalva - Ji-paraná/RO

Email: dalvafp@hotmail.com

Marylene disse...

Olá Raquel, tudo bem.
Gostaria de tentar fazer scrap na madeira. Para isso preciso da sua ajuda. Quais os materiais que devo comprar?

abraço, espero resposta.

Eliana Torri disse...

Olá! Adorei seu blog e as dicas que coloca. Iniciei no trabalho com madeira há pouco tempo e ainda estou em fase de aprendizagem. Também tenho um blog e gostaria de sua autorização para publicar seu material. Conheça: www.tudodebomedobem.com.br.
Abraços e parabéns pelo trabalho!

Cynthia L.C. Leal disse...

Olá Raquel, tudo bem?
Preciso pintar algumas caixinhas de preto, vc acha que a acrílica é a melhor?

Unknown disse...

Raquel o seu pap, ficou ótimo adorei a caixinha. Venha conhecer o meu cantinho, ficarei feliz com sua visita.
www.lardaart.com.br
bjs.
Elisete

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CGnauturais disse...

BOM DIA,
SOU LAPLACE DANTAS E GOSTARIA DE CONVIDAR VC A PARTICIPAR DE UM GRUPO QUE TEM OBJETIVO DE GERAR RENDA PRA BLOS COMO O MEU (participosim.blospot.com) E O SEU, NÃO SE GASTA COM NADA E AINDA GANHAMOS UM CURSO ISO (MÉTODOS DE AUMENTAR A POPULARIDADE DO BLOG NOS BUSCADORES algo assim) AINDA NÃO ESTOU REALIZANDO O CURSO POR PRECISO CONVIDAR 10 PESSOAS (BLOGADORES) PARA TER ACESSO!!!


VEM PARTICIPAR...

SE CADASTRE AQUI - http://www.dubem.net/laplacedantas

FACE- laplacedantas

Anônimo disse...

Oi, p/ colar na madeira, vc usou uma cola comum ou p/ scrapbook?

Unknown disse...

oi raquel qual o seu preço dessa caixa linda com scrapbook,fiz uma parecida de bailarina mas nao sei quanto cobrar adorei seus trabalhos bjs

Unknown disse...

oi raquel linda suas caixas ,gostaria de saber quanto você cobra nessa caixa com scrapbook,fiz uma parecida de bailarina mas não sei quanto cobrar. obrigada bjs

RaquelC disse...

Olá Patricia,
me informe seu email para eu te responder!
ou me manda uma mensagem para raquelmcarva@gmail.com
Obrigada
Raquel

Unknown disse...

oi raquel já enviei meu e-mail para você , caso não tenha visto o meu e-mail é patriciamoreirarj@gmail.com.br
obrigada bjs paty

Anônimo disse...

Seu pap foi muito bom mesmo. Parabéns !
Sou professora, dona de casa, mãe e apaixonada por artesanato. Sonho viver desse amor !!!

Sil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jasaarte disse...

Oiiii adorei esse papel da caixinha azul lindo!!!!

jasaarte disse...

Oiiii adorei esse papel da caixinha azul lindo!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails